Dicas de diagramação

Começar a trabalhar com um programa o qual se tem pouca intimidade não é uma tarefa fácil, e quando se fala de Corel Draw é preciso adquirir algumas práticas antes de desenvolver qualquer trabalho, isso chama-se "planejamento visual gráfico", mas o que significa planejamento visual gráfico? 

Planejamento Visual Gráfico é a tarefa de organizar todos os elementos de uma página (texto, ilustração, cor, etc.) de maneira tornar a mensagem mais legível e agradável. Essa tarefa cabe ao Diretor de Arte. (Breno Brito).


Quando abrimos o Corel Draw temos em primeira instancia a página em branco que pode ser chamado de layout, todo layout pode ser qualquer estrutura em branco que pode ser preenchido com textos, figuras e por ai vai, mas no seu preenchimento deve-se basear-se na sua diagramação (diagramar é hierarquizar informações) e organização visando sempre o que a página significa para sempre manter o equilíbrios de todos os elementos inseridos no documento. 

Vejamos um exemplos corretos;




Exemplos incorretos:




Para quem não entendeu bem sobre as partes brancas, são todas as partes onde não irão conter elementos importantes no documento. Não sou nenhum mestre nesse assunto, mas um dos grandes problemas enfrentado por quem está começando é inserir todos os textos em tanhos, lados e fontes iguais, sem deixar espaços em branco, isso pode ser um problema porque a falta de espaço pode não referenciar uma hierarquia dos elementos e principalmente dos textos. Também a inserção desordenada de elementos ajudam a prejudicar a visualização do documento.

Observando os exemplos acima qual conclusão você pode tirar sobre a forma de diagramada em cada um deles? Deixe sua opinião para podermos discutirmos o assunto.

Tentar apresentar o conteúdo do documento de maneira simples e clara não é nada fácil, mas refletindo um pouco sobre o texto, pode-se conseguir bons resultados. Em breve estarei publicando novos artigos educativos, para compartilhar com vocês novos aprendizados.



2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações, deu para aprender um pouco sobre diagramação =)

    ResponderExcluir
  2. Muito muito bom: Obrigado pela informacao ai pessoal.. fico grato

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!