Diagramação: onde colocar os elementos da página

Recentemente comecei a trabalhar com o Corel Draw onde coloco as informações?

Qualquer trabalho para ser bem criado é preciso ser dividido em partes ou zonas de visualização para valorizar e enfatizar o conteúdo do gráfico aos olhos de quem ver. Imagine por exemplo uma página A4 a mesma iremos dividi-la em 6 partes ou zonas de visualização, sendo que cada uma zona tem seu papel, vejamos;


Os pontos 1 e 2 correspondem às ZONAS NOBRES:1) zona primária - dentro de uma leitura ocidental, área onde procuramos em primeiro lugar quando olhamos para uma página impressa; 2) zona terminal diagonal - corremos o olho rapidamente, seguindo a linha diagonal visualizando de forma geral os elementos/assuntos da página.

Os pontos 3 e 4 correspondem às ZONAS MORTAS: 3) zona morta - setor que necessita ser valorizado com elementos de destaque para um maior equilíbrio dos elementos, colocando fotos, ou textos em destaque; 4) zona morta terminal – seguimos nosso olhar ao setor quatro procurando novos elementos de interesse.
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O ponto 5 corresponde ao CENTRO ÓTICO: Situado um pouco acima do centro geométrico. O centro ótico é o ponto que paramos realmente, atentando para os detalhes. Por isso esta zona central tem a força maior natural para prender nossa atenção.

Por fim, o ponto 6 é o CENTRO GEOMÉTRICO: Depois dessa rápida olhada pela página, focalizamos a vista no ponto central.

O diagramador deve preencher as zonas mortas e o centro ótico da página com aspectos atrativos para que a leitura se torne ordenada, com racionalidade, sem o deslocamento brutal da visão.

Uma terceira consideração acerca da diagramação é relativa ao volume de informações que deve ser colocado em um anúncio. A ideia central é a seguinte: o consumidor não tem tempo nem interesse em propaganda; ele lê a revista pelas matérias, não pelos anúncios.

Por isso, nós, que estamos de certa forma interrompendo sua leitura, devemos ser extremamente econômicos e dizer apenas o necessário. “Less is more”, menos é mais, ou seja, em comunicação, quanto menos você disser, mais poder terá o que disse. Evite criar anúncios poluídos, cheios de imagens, ilustrações, boxes, splashs etc.

Cráditos
Prof. Breno Brito

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